Início > Recursos > Sistema Carro de Visão Noturna >

Direção Noturna Segura: O Que Você Deve Fazer?

Jan 9, 2019, 7:35 pm / Richard

Nunca se sabe quando, onde e como pode ser necessário que você dirija na estrada. Mas segurança é algo necessário sempre que você estiver dirigindo o seu carro. Essa necessidade aumenta ainda mais quando você estiver dirigindo a noite, uma vez que é preciso dirigir com segurança.


Parte 1: A importância da direção noturna segura

Falta de luz natural, cansaço devido ao dia cansativo, visão noturna comprometida, momentos de trânsito carregado bem como motoristas debilitados, todos esses são fatores que tornam a direção durante a noite não apenas mais difícil como também extremamente perigosa em comparação com outros momentos do dia. Não podemos negar o fato de que o risco de se envolver em um acidente fatal é três vezes maior à noite, como indica um estudo realizado pelo Conselho Nacional de Segurança. É preciso estar em alerta total ao dirigir à noite, uma vez que a fadiga faz com que estejamos mais propensos a fechar os olhos mesmo estando no banco do motorista, levando a sérios acidentes fatais, nos quais em muitos casos perdemos nossas vidas. Todos os motoristas devem estar bastante atentos na hora de dirigir à noite, não apenas por sua própria segurança, como pela segurança de outras pessoas que estejam com você no carro e também por sua família que espera ansiosa pelo seu retorno ao lar.

Parte 2: Como manter segura sua direção noturna?

Aqui seguem algumas dicas para a direção noturna segura, as quais todos os motoristas devem se lembrar:

1. Em hipótese alguma tenha medo de dirigir a noite e esteja ciente dos perigos da direção noturna

Isso irá mantê-lo alerta contra riscos potenciais. Verifique a previsão do tempo para a rota que irá traçar. Opte por uma rota com tráfego médio, uma vez que isso irá evitar muito trânsito enquanto você não precisa aceitar o risco de escolher uma rota solitária.

2. Utilize adequadamente a lanterna e os faróis

Quando você estiver atrás de outro veículo a noite, utilize a luz-baixa para evitar atrapalhar a visão do motorista a sua frente. Caso esteja com seu carro em uma situação de perigo a noite, afaste-o da estrada o máximo possível e ligue o pisca alerta. Você deve utilizar o farol alto ao dirigir por áreas rurais ou mesmo em estradas e rodovias que sejam afastadas de áreas urbanas e metropolitanas.

3. Esteja atento às sinalizações e placas da estrada

Bem, isso é um ponto que deve ser feito tanto a noite quanto de dia. É obrigatório que você verifique a sinalização para garantir que você saiba o que está por vir na estrada e possa se preparar para a movimentação que for necessária de forma a permanecer em segurança. Caso haja obras na estrada, haverá placas de sinalização, portanto esteja atento ao seguir em frente para evitar acidentes.

4. A sua visibilidade na direção deve ser adequada

Dirigir a noite quando há neblina, chuva ou granizo pode reduzir drasticamente tanto a sua visibilidade quanto das demais pessoas que estejam dirigindo em determinada estrada. É possível melhorar sua visibilidade utilizando os faróis do carro (farol baixo) ao dirigir a noite ou mesmo em más condições climáticas. Além disso, certifique-se de que os vidros do seu para-brisas e suas janelas estejam limpos para ver claramente ao dirigir na estrada.

5. Instale um sistema automotivo de visão noturna no seu carro

Um sistema automotivo de visão noturna é um dispositivo que aumenta a percepção do motorista além dos limites alcançados pelos faróis e pode alertá-lo sobre a presença de riscos em potencial antes mesmo que eles se tornem visíveis. Esses sistemas podem auxiliar a evitar acidentes e são uma boa maneira de melhorar de forma eficaz a direção segura noturna.


Até o momento, há um número limitado de fabricantes de sistemas automotivos de visão noturna no mercado, normalmente apenas disponível para carros de luxo como BMW e Mercedes. Este é um produto muito caro e para poucos. Entretanto, não significa de forma alguma que você não possa instalar esse sistema no seu carro. Você pode optar pelo sistema automotivo de visão noturna da Lanmodo.

O sistema automotivo de visão noturna oferecido pela Lanmodo é uma opção de compra que vale a pena. Funciona como um sistema add-on muito fácil de instalar. Você pode instalá-lo de duas formas:

  1. Com um tapete antiderrapante: Primeiramente, fixe o sistema de visão noturna no tapete e então, prenda o tapete antiderrapante ao painel do seu carro. Em seguida, conecte o cabo do sistema de visão noturna ao acendedor de cigarros do seu carro ou a um adaptador OBD.
  2. Com uma ventosa: Primeiramente, prenda o sistema de visão noturna à ventosa e então, fixe a ventosa ao para-brisas. Em seguida, conecte o cabo do sistema de visão noturna ao acendedor de cigarros do seu carro ou a um adaptador OBD.

E quais são os recursos desse sistema de assistência para direção segura?

  1. As condições noturnas da estrada que sejam difíceis de enxergar serão apresentadas claramente nesta tela grande. A imagem que você verá é colorida e 1080P HD.
  2. O NVS da Lanmodo possui visão de grande angular de 36°, apresentando uma visão mais ampla da estrada, e sua visão noturna se estende por 300m, de forma que os motoristas podem saber das situações da estrada com antecedência, podendo tomar as precauções necessárias e evitar acedentes.
  3. É possível utilizá-lo não apenas para direção noturna, como também para condições climáticas hostis como dias chuvosos ou nublados.

Siga as dicas de direção segura acima e compre o sistema automotivo de visão noturna da Lanmodo para uma direção mais segura e feliz nas estradas.





Direito autoral © lanmodo.pt   Todos os direitos reservados.