Todo nós adoramos viajar com nossos bichos de estimação, independentemente do destino. Entretanto, poucos de nós considera necessário tomar medidas para a segurança e proteção de nossos animais de estimação durante a jornada. Você provavelmente já sabe tudo aquilo que seu cão gosta ou não gosta, as comidas que ele aprecia, mas você realmente sabe como mantê-lo seguro durante este tipo de ocasião? Este artigo irá servir como um guia completo de dicas de segurança para seus cachorros de estimação, com tudo que você precisa saber antes de embarcar com ele em alguma jornada, bem como tudo que você deve considerar levar consigo na viagem.
1. Prepare-o para a viagem
Em muitos casos, novos ambientes fazem com que os animais de estimação se comportem na defensiva, o que pode causar problemas tanto para seus donos, quanto para as pessoas ao redor. Para evitar essas reações difíceis, certifique-se de que seu cachorro esteja sempre cercado pelas pessoas com as quais ele já tem familiaridade. Isso fará com que ele se sinta seguro e fique tranquilo mesmo em áreas muito movimentadas.
Além disso, caso você esteja planejando ir para outro estado, considere levar na viagem o histórico de vacinação de seu cachorro. Em alguns estados a apresentação do histórico pode ser obrigatória para garantir que seu cachorro não esteja levando com ele algum tipo de doença contagiosa.
2. Mantenha-o seguro e protegido em uma casinha ou caixa bem ventilada
Utilizar as casinhas de cachorro para viagem é uma das maneiras mais eficazes de garantir a segurança do seu animal de estimação. Embora alguns possam considerar cruel o confinamento do cachorro em espaços pequenos, isso não é algo realmente verdadeiro. Casinhas de cachorro para viagem bem ventiladas e espaçosas (grande o bastante para acomodar seu cachorro confortavelmente) podem se tornar um dos locais favoritos do seu animal de estimação, caso utilizadas no momento correto. Por exemplo, se utilizadas como local de banimento e punição após um mau comportamento, isso irá criar uma conotação negativa no psicológico do animal. Porém, se as casinhas forem utilizadas durante viagens, elas podem fazer com que ele se sinta seguro, feliz e bem cuidado.
Além disso, caso você faça uma longa viagem, é uma necessidade garantir que seu cachorro esteja em uma casinha, uma vez que elas podem ser fixadas com o cinto de segurança para evitar que elas fiquem balançando demais quando há solavancos na estrada.
3. Leve um kit de viagens pet-friendly
Ter um kit de viagens para animais de estimação é uma forma excelente de encher a casinha do seu cachorro com acessórios importantes que irão faze-lo sentir-se confortável durante a viagem. Não é necessário que você compre um kit desses, pois é possível montar um personalizado, que acabará sendo uma opção com um ótimo custo-benefício.
De toda forma, você deve se certificar de que o seu kit contenha água potável para seu cachorro, alguns tapetes higiênicos absorventes, um pouco de comida, uma coleira e qualquer outro item que você possa considerar necessário.
4. Não deixe seu animal de estimação sozinho em um carro estacionado
Durante o verão, o calor do sol fica preso no carro, fazendo com que sua temperatura interna chegue até 100° Celsius. Não é muito provável que alguém deixe seu cachorro nesse calor e ele sobreviva. Uma solução óbvia para tal problema seria sempre encontrar locais cobertos para estacionar. Entretanto, se boas vagas de estacionamento já são muito difíceis de encontrar, quem dirá uma vaga coberta. Em tais situações, é melhor que nunca se deixe o seu cachorro sozinho no carro, ou então utilizar um dossel para carros que seja forte, durável e que proteja contra os raios UV do sol. O dossel para carros da Lanmodo foi criado para resolver exatamente este problem. Ele é durável, possui um design flexível, recursos multifuncionais, facilidade para controlar remotamente, e uma conveniência diferente de todos os demais produtos similares do mercado. Portanto, se você tiver que deixar o seu cachorro sozinho no carro, o dossel portátil para carros da Lanmodo pode servir como companhia ideal tanto para seu carro quanto para seu cachorro.
5. Não permita que ele viaje com a cabeça para fora da janela do carro
Uma das grandes causas de acidentes assustadores na estrada é a utilização indiscriminada das janelas do carro. Nós sempre ensinamos nossos filhos a nunca deixar suas cabeças ou braços para fora do carro enquanto estivermos dirigindo na estrada. A mesma coisa deve valer para seu cachorro, uma vez que eles são mais suscetíveis a cometer este erro. Uma forma simples de evitar esse problema é ou manter seu cachorro preso na casinha quando as janelas do carro estiverem abertas, ou deixar o ar-condicionado ligado quando seu cachorro não estiver confinado em segurança.
6. Invista em revestimentos de piso emborrachados e capas de assento à prova d'água se você viajar frequentemente com animais de estimação
Os revestimentos de piso e capas de assento são as partes do seu carro mais vulneráveis a danos e sujeira, uma vez que são constantemente utilizados e expostos ao ar vindo das janelas. Desta forma, eles devem ter boa qualidade e durabilidade juntamente com uma limpeza e manutenção fácil e conveniente.
Caso você ainda não tenha comprado bons revestimentos e capas ou ainda esteja à procura de um, a escolha ideal seria um revestimento de piso emborrachado e capas de assento à prova d'água. Eles não apenas são resistentes, possuem alta durabilidade e protegem contra líquidos como também são fáceis de remover e limpar. Eles podem até mesmo funcionar caso seu cachorro resolva se aliviar no carro ou caso ocorra vazamentos acidentais de água ou outros líquidos.