Lanmodo
Início > Recursos > Dicas de direção seguras >

Como Minimizar os Riscos de Dirigir à Noite?

Dec 30, 2019, 4:35 pm / Marco

A cada ano que passa, a taxa de acidentes nos EUA aumenta em um ritmo acelerado. Em 2016, aproximadamente 34.000 batidas de carros foram relatadas, e em 2017, 40.327 pessoas morreram nos EUA em colisões de veículos motorizados. E, de acordo com as estatísticas, a maioria destes acidentes ocorreu à noite devido ao cansaço, falta de concentração, dirigir alcoolizado e baixa visibilidade. Entretanto, não se pode evitar dirigir à noite, por diversos motivos. Algumas pessoas o fazem por razões profissionais, enquanto muitas pessoas adoram dirigir à noite. Mas, antes de sair à noite, você deve seguir algumas precauções para minimizar o risco de uma batida de carro. Este artigo irá ressaltar todos os possíveis riscos envolvidos em dirigir à noite, e também irá destacar algumas dicas para evitar uma batida de carro fatal.

Os riscos de dirigir à noite

  1. Visibilidade insuficiente: A baixa visibilidade é uma das principais causas de acidentes à noite. Geralmente as pessoas enfrentam dificuldades em reconhecer perigos nas estradas, como pedestres, ciclistas ou outros objetos. A visibilidade comprometida leva a situações desastrosas, pois não calculamos bem a distância entre o carro e o obstáculo.
  2. A clarão de outros carros: Usar faróis altos é o erro mais comum que as pessoas cometem ao dirigir à noite. Isto coloca o motorista que vem na direção oposta em perigo, pois ele/ela fica temporariamente cego. Estes faróis altos são projetados para estradas, onde o número de veículos é consideravelmente menor e você quer ver bem à frente.
  3. Dirigir em alta velocidade e alcoolizado: A cada 50 minutos uma batida de carro com motorista alcoolizado é relatada nos EUA. Então, Podemos dizer que beber e dirigir em alta velocidade é a receita perfeita para o desastre. Dirigir com segurança requer a habilidade de se concentrar, julgamentos rápidos, e reações apropriadas a situações diversas. Entretanto, beber reduz nosso tempo de resposta, e dirigir em alta velocidade nestas condições aumenta a possibilidade de acidentes.
  4. Sonolência e cansaço: Dirigir depois de um dia agitado no trabalho pode ser muito cansativo. Geralmente as pessoas sentem sonolência e cansaço ao dirigir à noite e ficam desatentas aos arredores. Ficar atrás do volante enquanto estiver com sono coloca não apenas você em perigo, mas também as outras pessoas na estrada. De acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária, ocorrem cerca de 100.000 casos de batidas de carro nas estradas devido à direção em um estado de sonolência. Assim, é necessário estar com a mente relaxada antes de pegar a estrada.
  5. Condição das estradas: As estradas dos EUA são repletas de lombadas, pontes quebradas e buracos. A infraestrutura das estradas está piorando a cada dia, e dirigir em tais estradas, especialmente à noite, coloca os motoristas e passageiros em grande perigo de lesões ou até mesmo morte em alguns casos. À noite, devido à baixa visibilidade, as pessoas geralmente ignoram uma lombada e acabam danificando seu carro e a si mesmas.

Maneiras de dirigir com segurança

  1. Use um Sistema de assistência ao motorista para ajudar: Com o progresso do mundo moderno, novas e inovadoras tecnologias são introduzidas para tornar nossas viagens diárias mais seguras. Esse é o caso do Sistema de Visão Noturna da Lanmodo. Sua tecnologia exclusiva de visibilidade ajuda a detectar cada pedestre, ciclista, animal ou qualquer outro obstáculo na estrada a até 300m de distância, nos dando tempo suficiente para tomar medidas de precaução. Além disso, este Sistema é projetado para se adequar a quase todos os tipos de carros, proporcionando segurança a todos os motoristas. Com a ajuda deste sistema, você pode até ver claramente as placas de trânsito, pois ele exibe imagens coloridas em alta resolução de 1080P. O preço baixo e fácil instalação o tornam a escolha perfeita para melhorar sua segurança noturna.
  2. Ajuste sua velocidade ao alcance dos seus faróis: Manter uma velocidade constante à noite é uma das coisas mais sábias a se fazer. É recomendável que os motoristas sempre ajustem a velocidade do seu carro de acordo com o alcance dos faróis. Desta maneira, eles poderão identificar o que está adiante e dispor de um tempo considerável para manobrar caso algo apareça de repente no caminho.
  3. Olhe para os lados do objeto: Antes de fazer qualquer movimento tenha uma visão clara da estrada. Muitas vezes os motoristas frequentemente deixam passar pequenos detalhes na estrada que mais tarde resultam em danos e prejuízos.
  4. Proteja seus olhos do clarão: A sombra do para-brisa é uma ótima maneira de proteger seus olhos do perigo dos faróis altos. Mas, caso os faróis altos ainda o estejam cegando, então você deve reduzir a velocidade e deixar o carro passar.
  5. Mantenha seu cérebro acordado: Evite dirigir continuamente e pare o carro em intervalos regulares. Beba água ou café para se manter refrescado e acordado na estrada. Você também pode ouvir o rádio e cantar junto para manter sua mente ativa.

Com a ajuda destas dicas você pode minimizar o perigo de incidentes infelizes. Você não pode evitar completamente dirigir à noite, mas você precisa ter cuidado extra e estar atento à estrada. Um único equívoco da sua parte pode colocar você e outros em grande perigo.





Direito autoral © lanmodo.pt   Todos os direitos reservados.