A imprevisibilidade da vida selvagem aos motoristas tem sido associada ao aumento da taxa de colisão de veículos com animais. Da mesma forma, a expansão das redes rodoviárias e do trânsito é um importante fator que contribui para a taxa de colisão de animais com um veículo.
No Canadá, a colisão da vida selvagem frequentemente está se tornando a principal preocupação para os usuários da estrada. Mas, como este problema pode ser resolvido? Como a colisão de veículos com animais pode ser evitada ou sua taxa ser reduzida? A resposta a esta pergunta é o principal ponto de discussão neste artigo.
Fatos Rápidos Sobre Colisões com Animais Que Você Precisa Saber
Há alguns fatos sobre uma colisão com animais que, como um motorista, você precisa saber. Alguns desses fatos rápidos que você precisa saber incluem:- Aproximadamente 80% de todas as colisões de animais selvagens com veículos envolvem cervos. Alces, coiotes, ursos e outros animais selvagens compõem 20%.
- As horas de pico caro variam do pôr do sol à meia-noite. Os cervos também são mais comuns na estrada pouco antes ou depois do nascer do sol. Estes períodos de pico são as horas de maior risco para colisão de animais com o veículo.
- Existem algumas zonas especiais de cruzamento de cervos. Estas são principalmente as áreas onde há uma fronteira entre florestas e campos agrícolas.
- A maioria dos grandes animais, como cervos, raramente andam sozinhos enquanto atravessam a estrada. Este é o fato do qual você deve estar ciente para evitar calcular errado os seus movimentos quando estiver em zonas povoadas por animais.
- Um animal ferido ou assustado pode machucá-lo. Assim, você não deve sair de seu veículo ou tocar em um animal que colidiu com seu veículo, para evitar ser ferido pelo animal, como cervos e outros.
Como Evitar Tais Acidentes, Especialmente à Noite
- Cuidado com sinais de animais cruzando a estrada
- Use um Sistema de visão noturna
- Garanta uma direção defensiva
O Que Fazer Se o Animal Já Estiver na Frente do Seu Carro
O desafio da colisão do veículo com o animal é maior quando o animal já estiver na frente do seu carro. Neste ponto, você precisará tomar uma decisão rápida e tomar medidas o mais rápido possível para reduzir o risco envolvido. Sua capacidade de pensar rápido em algo útil ajudará a reduzir o risco envolvido ao colidir com o animal que se aproxima. Abaixo estão algumas das coisas que você deve fazer quando o animal já está na frente do seu carro:- Buzine para assustá-los para longe da estrada. Esta é uma precaução que pode ajudar a salvar a vida do animal e proteger o carro de danos severos. Buzinar pode fazer com que o animal pare ou forçá-lo a atravessar a estrada mais rápido.
- Freie com rapidez e firmeza, depois preste atenção e conduza seu carro para apenas acertar o animal em um ângulo específico
- Tire seu pé do freio antes de acertar o animal para que a frente do seu veículo possa virar um pouco para evitar que o animal colida com o seu parabrisas.
- Foque seu carro na direção da qual o animal está vindo
- Tente o máximo possível visualizar a pancada e evite uma colisão de frente.
O Seguro Cobre Colisões de Veículos Com Animais?
Quando ocorre uma colisão do veículo com um animal selvagem, sempre surge a pergunta sobre quem vai pagar pelos danos no veículo. Uma vez que não é o erro do motorista, e o tampouco animal não deve ser responsabilizado, espera-se que a companhia de seguros pague pelos reparos.
A cobertura de seguro em colisões normais cobre apenas a colisão entre dois veículos e não entre um animal e o veículo. Tecnicamente, quando você colide com um animal, o custo dos reparos no seu veículo será de responsabilidade da cobertura abrangente do seguro. A cobertura abrangente também é conhecida como other-than-collision (OTC), e cobre danos causados por roubo, vandalismo, incêndios, danos causados pela água, animais e queda de árvores