Lanmodo
Início > Recursos > Características do produto >

4 Principais Tendências dos Carros do Futuro

Mar 26, 2020, 9:27 am / Marco

A indústria automotiva está em constante evolução para conseguir satisfazer a demanda cada vez mais específica dos clientes, introduzindo carros ecológicos, melhorando o transporte público, fabricando sistemas de assistência à direção, oferecendo infra-estrutura perfeita, aprimorando técnicas de direção autônoma e lançando diversas inovações engenhosas. Ainda não é possível prever o que vai acontecer nos próximos anos e nem como uma nova invenção poderá alterar ainda mais o desempenho e a segurança dos veículos no futuro. Entretanto, após uma pesquisa aprofundada, identificamos 4 principais tendências dos carros do futuro.


1. Proteção ao Meio Ambiente

Uma grande porcentagem de gases de efeito estufa é emitida pelos carros. O aumento substancial na emissão de gases de efeito estufa piorou muito o aquecimento global, que tem aumentado as temperaturas e o nível dos mares globalmente ao longo dos anos. Caso esse problema não seja tratado, podemos esperar que tempestades terríveis, inundações e secas ocorram com mais frequência e severidade. Os danos não estão apenas na superfície, como também as criaturas aquáticas enfrentam grandes problemas e até mortes por conta da poluição. Como resultado da grande pressão com relação às questões ambientais e às leis rígidas regulando a emissão de gases em alguns estados, é possível que os carros movidos a gasolina possam não existir mais no futuro, sendo substituídos por carros elétricos ou híbridos. Os carros elétricos funcionam apenas com eletricidade e, desta forma, não emitem gases nocivos. Por outro lado, os carros híbridos possuem dois motores, dependendo mais da eletricidade, e portanto, queimando menos combustível, o que resulta em menos poluição.

2. Conveniência

A tendência mais comentada pelos consumidores nos últimos tempos é a direção autônoma. O trânsito, a dificuldade para estacionar e dirigir não serão mais as tarefas exaustiva que são. Os carros autônomos permitirão ao motorista sentar, relaxar e realizar atividades que nunca se pensou em fazer no carro enquanto dirigia. Basicamente, o carro autônomo é um veículo projetado para ter a habilidade de reconhecer o que está a seu redor e transitar com segurança sem a necessidade de ação humana. Os carros autônomos incluem sistemas avançados como radar, lidar, sonar, GPS, odometria e unidades de medição inercial que ajudam a encontrar caminhos de navegação adequados, riscos e sinalização relevante. A IoT (Internet das Coisas) e a IA (Inteligência Artificial) estão trabalhando neste projeto com grande entusiasmo. Em pouco tempo, esse método dominará a indústria automotiva. Na realidade, a economia dos passageiros deverá ser de US$ 7 trilhões em 2050.


3. Segurança

Como resultado do crescente volume de carros na estrada e ao aumento do número de acidentes, a segurança se tornou uma grande preocupação para a sociedade e a indústria. Porém, com a evolução significativa da tecnologia na indústria automotiva, podemos afirmar que os carros do futuro serão mais seguros. Todos os carros mais recentes já são equipados com vários sistemas de direção segura, tais como sistema de visão noturna, sistema de prevenção de colisões, controle de rota adaptativo, proteção contra colisões, câmera de 360 graus, tecnologia para motoristas adolescentes e muito mais. Os recursos de segurança são divididos em duas categorias, sendo eles: segurança passiva e segurança ativa do veículo. Sistemas ativos, como sistemas de visão noturna e tecnologia para motoristas adolescente, alertam os motoristas sobre os possíveis riscos eminentes na estrada e para que eles possam intervir de acordo com a situação. Por sua vez, os sistemas passivos, como airbags e cintos de segurança, oferecem proteção ideal, aumentando a segurança do motorista e dos passageiros, no caso de um acidente.

4. Preço acessível

Atualmente, o principal foco das montadoras é projetar um carro leve que atinja as metas de emissão de gases juntamente com a economia de combustível desejadas. Segundo a Scientific American, diminuir o peso de um carro em apenas um décimo já melhorará de 6 a 8% sua economia de combustível. Por conta disso, os engenheiros estão fabricando veículos usando materiais robustos, como compostos de fibra de carbono, alumínio, magnésio e misturas de aço, para reduzir o peso do veículo sem comprometer a resistência e a durabilidade do carro. Em conjunto com o aumento da segurança, os carros leves aumentam o desempenho geral do veículo, pois são fáceis de manobrar, o que lhe permite estacionamento-lo ou conduzi-lo facilmente, mesmo em espaços pequenos. Por fim, tendo um custo menor com combustível, os veículos leves serão mais baratos e, portanto, estarão acessíveis a um número maior de clientes do que antes.





Direito autoral © lanmodo.pt   Todos os direitos reservados.